Bioquímica Geral C

- Descrever a constituição e a estrutura de proteínas. Conhecer as interacções envolvidas nos diferentes níveis estruturais (estrutura primária, secundária, terciária e quaternária). Distinguir proteínas globulares e fibrosas. Conhecer os métodos experimentais correntes de isolamento, purificação, sequenciação e caracterização estrutural de proteínas. Saber dar exemplos de correlação estrutura – função em proteínas, nomeadamente no que diz respeito ao mecanismo de algumas enzimas. Descrever os conceitos básicos de catálise enzimática, o papel de cofactores e a regulação enzimática. Interpretar dados de cinética enzimática e calcular parâmetros cinéticos com e sem inibição de acordo com o modelo Michaelis-Menten. Proceder à execução de ensaios enzimáticos.
- Descrever a constituição, a estrutura e as principais propriedades físicas das membranas celulares. Descrever as principais características do modelo do mosaico fluido para as membranas biológicas. Conhecer os sistemas de transporte biológico.
- Compreender as principais características do metabolismo, do catabolismo e do anabolismo. Conhecer as estruturas dos nucleótidos envolvidos no metabolismo. Compreender o papel central do par ATP/ADP no metabolismo. Perceber os conceitos básicos de bioenergética incluindo o acoplamento de reacções. Proceder a cálculos de bioenergética. Descrever as principais vias metabólicas na célula, as suas interacções e a sua regulação, com enfoque no caminho metabólico central e na fotossíntese. Compreender e descrever correctamente a diferença entre a fosforilação a nível de substracto e a fosforilação associada à transferência electrónica.
Utilizar competentemente equipamentos e materiais correntes num laboratório de Bioquímica. Ter capacidade de adquirir, tratar, apresentar e discutir resultados experimentais obtidos.

Vem Conhecer o NEEC!!