Energia e Ambiente

No final do curso o aluno deve:
Conhecer as estatísticas a nível mundial e nacional dos recursos energéticos em uso pela Sociedade, nas suas vertentes de combustíveis fósseis e energias renováveis. Compreender os princípios fundamentais e as técnicas inerentes às energias convencionais e alternativas.
Conhecer os conceitos básicos do processo de conversão de energia mais utilizado:a combustão. Deve ainda conhecer as diferentes técnicas e equipamentos, que têm vindo a ser utilizadas para converter combustíveis sólidos, líquidos e gasosos. Conhecer a problemática da poluição nos diversos meios: ar, água, solos.
Saber efectuar balanços energéticos a sistemas e conhecer técnicas de melhorar a eficiência energética dos processos energéticos: isolamento térmico industrial, uso de recuperadores de calor, co-geração. Conhecer os conceitos da "economia da energia" e de "análise financeira de investimentos energéticos".
No âmbito do estudo das ciências do ambiente, conhecer regulamentação e normalização aplicável na indústria.
No âmbito do desenvolvimento sustentável saber discutir a crise do ambiente, saber determinar custos energéticos industriais (recorrendo à análise energética de produtos industriais) e conhecer o conceito de qualidade da energia.

Vem Conhecer o NEEC!!