Desenho Assistido por Computador

0. Rever e consolidar o conhecimento das regras de Desenho Técnico.
1. Conhecer os conceitos associados à modelação de sólidos e de superfícies 3D.
2. Utilizar um sistema de CAD como ferramenta informática de modelação paramétrica de sólidos/superfícies, de modo a produzir modelos complexos em 3D.
3. Criar, editar e modificar modelos paramétricos 3D de peças e de conjuntos de peças.
4. Criar os desenhos técnicos, com cotagem, dos componentes e conjuntos de peças modelados.
5. Dar a noção de acabamento superficial, de tolerância dimensional e de toleranciamento geométrico, ligando estes conceitos aos processos de fabrico das peças modeladas. Fazer a representação gráfica (desenhos) de cotas toleranciadas, de ajustamentos, etc, através da utilização de simbologia adequada.
6. Reconhecer e ser capaz de fazer a representação gráfica 2D de elementos de ligação mecânica, tais como: parafusos, rebites e soldadura, engrenagens, etc.
7. Apresentar de forma muito sucinta o Método dos Elementos Finitos. Utilizar uma peça modelada para fazer a discretização e a análise estrutural estática de uma estrutura simples.
8. Apresentar de forma muito sucinta um programa de análise cinemática e dinâmica de máquinas e mecanismos (Motion) incluído no sistema CAD utilizado.
9. Saber medir, modelar e representar peças de máquinas/mecanismos reais, tendo em consideração a sua montagem em conjuntos de peças.
Notas: Cada aluno fará a apresentação oral, seguida de discussão do trabalho, do projecto final realizado. Esta forma de avaliação pretende contribuir para o desenvolvimento das capacidades de apresentação e de argumentação dos alunos. Caso a dimensão do trabalho o justifique, um trabalho final poderá ser realizado, no máximo, por três alunos, permitindo, nestes casos, a aprendizagem de trabalho em grupo.

Vem Conhecer o NEEC!!